Festival de Poesias 2016

fps1

O Festival de Poesias 2016 emocionou o público hoje, na Unidade Ambiental, com a apresentação dos 26 poemas finalistas das cinco categorias. A poeta homenageada foi a portuguesa Florbela Espanca na edição apresentada pelos estudantes Luiza Resende e Gabriel Rocha e ainda, Júlia Noel.

As categorias I e II com as poesias doas alunos do 2º ao 5º ano tiveram como tema os 50 anos do Colégio Ipiranga, citando o primeiro lugar do Rio no Enem por escolas, os professores, os amigos, o afeto e o orgulho pela instituição. No primeiro intervalo, os alunos do Jardim III cantaram Dorival Caymmi e Carmen Miranda com o professor de Música João Weinem, lembrando os 100 anos no samba. No segundo, alunos do 1º ano entoaram o “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa.

Os temas das categorias III e IV foram emoções e superação com os finalistas do segundo segmento do Ensino Fundamental. Entre uma e outra, foi a hora de a estudante Eduarda Paixão falar sobre a vida e obra de Florbela Espanca, que teve ainda um número musical com a aluna Maria Coutinho Swenson cantando “Fanatismo”, letra da poeta com música de Fágner, com os professores João Weinem e Mauro Delal ao violão, e os estudantes Afonso Ribeiro no cajón.

Pedro d’Avila tocou ao piano “Arabesque” (opus 18), de Robert Schumann, antes da categoria V dos poetas do Ensino Médio, que trazia versos com os temas superação e “o outro”. No evento com coordenação da professora de Língua Portuguesa Ligia de Abreu Guimarães, os jurados João Roberto Gulino, Doris Gelli e os ex-alunos Pedro Fraga e Nadeem Tahir, também professor de Física atualmente, foram contabilizar as notas que apontaram os premiados. Os alunos Amanda Leidenfrost (voz e violão), Afonso Ribeiro (cajón) e Pedro Henrique (violão) tocaram as últimas canções da noite.

Ao final, os premiados foram anunciados: os poetas Samuel Alves Andrade com “O melhor Colégio” (categoria I), Amadeo Ribeiro Silva Neto com “Minha história no Ipiranga” (II), Laura de Almeida Peralta com “Viver” (III), Arthur Colvet de Souza com “Estações” (IV) e Marina Moesia com “Soneto da Insensatez”, e os intérpretes Eduarda Fortes Santos (I e II) e Gabriela Orichio (III, IV e V). A edição 2016 renova a força da poesia, da arte e a valorização da Língua Portuguesa, uma das bandeiras do Colégio Ipiranga.

Parabéns, alunos, professores e familiares!

Confira o álbum de fotos com todos os finalistas e todas as atrações na nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pg/colegioipiranga/photos/?tab=album&album_id=1400216980003306