Início » Institucional

Instalações

Unidade Ambiental

Situado em uma das mais belas ruas do Centro Histórico de Petrópolis, um amplo terreno com jardins, bosques e muito verde é o cenário da unidade Ambiental do Colégio Ipiranga, inaugurada em fevereiro de 2000. Nesse local, está o mais moderno espaço educacional de Petrópolis, onde convivem em harmonia a natureza e a mais nova tecnologia educacional nos turnos da manhã, tarde ou integral.

A Educação Infantil funciona neste espaço, no turno da tarde, com as turmas de Maternal I e II, Jardim I, II e III, para crianças a partir de 1 ano de idade. Nessa etapa considerada a mais importante do desenvolvimento intelectual e emocional do ser humano, os alunos têm à sua disposição uma equipe de profissionais competentes e experientes, carteiras próprias para a faixa etária dos alunos e toda infraestrutura necessária para desenvolver suas aptidões, com aulas de Educação Física, Música, Literatura, Inglês e Informática.

As aulas para o primeiro segmento do Ensino Fundamental também acontecem neste local no turno da tarde, com um amplo programa pedagógico em confortáveis salas de aula, com , quadras poliesportivas, Praça Ambiental, inaugurada em 2016, biblioteca multimídia e parquinho. Em 2018, as famílias passaram a contar com a opção do Integral Ambiental, que oferece conteúdo diversificado e qualificado com tecnologia, atividade física, idiomas, arte, cultura e muito mais.

Ainda neste endereço, no turno da manhã, as atividades do Ensino Médio acontecem, completando um trabalho realizado nos segmentos anteriores e consolidando o Colégio Ipiranga como referência de ensino no Rio de Janeiro e no Brasil.

Unidade Imperatriz

Na rua do Museu Imperial fica a Unidade Imperatriz, onde alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental prosseguem em sua trajetória escolar. Num casarão do início do século, estudantes do 6° ao 9° ano têm suas atividades em amplas e confortáveis salas de aula, além de sala multimídia, sala de artes, sala de leitura, sala de informática e quadras poliesportivas.

Ipiranga no Enem

O Colégio Ipiranga coleciona conquistas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde que o resultado por escolas passou a ser divulgado, em 2006, relativo à prova do ano anterior. São oito vezes entre os cinco melhores do Rio de Janeiro, quatro delas na primeira colocação.

No mais recente, de 2019, com a média 680,75, manteve o primeiro lugar do estado e ficou em décimo sexto do Brasil. Em 2018, obteve a melhor média do Rio e a oitava do país, com 714,93. No ano anterior, com 703,72 também foi a primeira colocada estadual e, da nação, a nona melhor. Em 2016, foi o quinto lugar do estado e 31º nacional com 690,91. No Enem por escolas 2015, com 706,93 de média, foi o primeiro do Rio e o décimo segundo do Brasil.

Em 2014, com 684,78 de média, foi o 44º lugar nacional e sétimo estadual. No de 2013, com a média de 694 pontos, foi a 24ª melhor do Brasil e a sexta do Rio de Janeiro. Em 2012, com 686,87, obteve o 15º lugar nacional e manteve o quinto estadual. No Enem 2011, com a média 673,325, foi o quinto melhor do Rio e o 36º do Brasil.

No exame de 2010, o Ipiranga conquistou o 17º lugar do país e oitavo do estado, com 718,02 de média. Em 2009, a instituição foi a nona melhor do Rio e 28ª do Brasil, com a média 713,47. Em 2008, com 73,64, foi o décimo quarto colocado estadual e o 34º nacional.

Em 2006, a média 69,88 levou o Colégio Ipiranga ao quarto lugar do Rio de Janeiro e ao décimo primeiro do Brasil. No exame de 2005, foi o décimo terceiro do Rio com 74,14 de média e ajudou Petrópolis a conquistar o primeiro lugar entre cidades, em pesquisa do Datafolha publicada na Folha de São Paulo.

Os resultados do Colégio Ipiranga no Enem confirmam o seu compromisso com a educação e o colocam entre as principais instituições de ensino do Rio de Janeiro e do Brasil.

Bandeira

Mascote