Início / Institucional

Instalações

Unidade Ambiental

Situado em uma das mais belas ruas do Centro Histórico de Petrópolis, um amplo terreno com jardins, bosques e muito verde é o cenário da nova unidade do Colégio Ipiranga, Ambiental, inaugurada em fevereiro de 2000. Nesse local está o mais moderno espaço educacional de Petrópolis, onde convivem em harmonia a natureza e a mais nova tecnologia educacional.

A Educação Infantil do Colégio Ipiranga funciona na  Unidade Ambiental com turmas de Maternal I e II, Jardim I, II e III no turno da tarde, para crianças a partir de 1 ano de idade.

Nessa que é considerada a mais importante etapa do desenvolvimento intelectual e emocional do ser humano, os alunos têm à sua disposição uma equipe de profissionais competentes e experientes e toda infraestrutura necessária para o completo desenvolvimento de suas aptidões, com aulas de Educação Física, Música, Literatura, Inglês e Informática.

A Unidade Ambiental, onde acontecem também as aulas para o primeiro segmento do Ensino Fundamental, oferece confortáveis salas de aula, com carteiras próprias para a faixa etária dos alunos, quadras poliesportivas, Praça Ambiental, inaugurada em 2016, biblioteca multimídia e parquinho.

Unidade Imperatriz

Na rua do Museu Imperial fica a Unidade Imperatriz, onde alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio prosseguem em sua trajetória escolar. Num casarão do início do século, estudantes do 6° ao 9° ano têm suas atividades em amplas e confortáveis salas de aula, além de sala multimídia, estúdio musical, laboratório, sala de leitura, sala de informática e quadras poliesportivas.

As atividades do Ensino Médio acontecem no mesmo espaço, num moderno prédio erguido em 1995, completando um trabalho realizado em todos, consolidando o Colégio Ipiranga como referência de ensino no Rio de Janeiro e no Brasil.

Ipiranga no Enem

O Colégio Ipiranga coleciona conquistas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde que o resultado por escolas passou a ser divulgado, em 2006, relativo à prova do ano anterior. No mais recente, de 2015, com 706,93 de média, foi o primeiro do Rio e o décimo segundo do Brasil.

Em 2014, com 684,78 de média, foi o 44º lugar nacional e sétimo estadual. Em Petrópolis, o desempenho confirmou a primeira colocação dos anos anteriores em que todas as instituições estiveram presentes na lista.

Em 2013, com a média de 694 pontos, a instituição foi a 24ª melhor do Brasil e a sexta do Rio de Janeiro. No ano anterior, em 2012, com 686,87, o Ipiranga obteve o 15º lugar nacional e manteve o quinto estadual. No Enem 2011, com a média 673,325, foi o quinto melhor do Rio e o 36º do Brasil.

No exame de 2010, o Ipiranga conquistou o 17º lugar do país e oitavo do estado, com 718,02 de média. Em 2009, a instituição foi a nona melhor do Rio e 28ª do Brasil, com a média 713,47. Em 2008, com 73,64, foi o décimo quarto colocado estadual e o 34º nacional.

Em 2006, a média 69,88 levou o Colégio Ipiranga ao quarto lugar do Rio de Janeiro e ao décimo primeiro do Brasil. No exame de 2005, foi o décimo terceiro do Rio com 74,14 de média e ajudou Petrópolis a conquistar o primeiro lugar entre cidades, em pesquisa do Datafolha publicada na Folha de São Paulo.

Os resultados do Colégio Ipiranga no Enem confirmam o seu compromisso com a educação e o colocam entre as principais instituições de ensino do Rio de Janeiro e do Brasil.

Responsabilidade Social

A solidariedade é um dos valores humanos que marcam a história do Colégio Ipiranga. A preocupação em propagar esse sentimento e em transformá-lo em ação sempre esteve presente nas atividades propostas aos alunos.

O Colégio Ipiranga partilha com a comunidade petropolitana a qualidade de seu Ensino Médio. Implantado em 1996, 10% de suas vagas a alunos oriundos de escolas públicas da cidade. Os alunos são selecionados pelo mérito (provas de Língua Portuguesa e Matemática) e recebem bolsa integral durante todo o curso.

A convivência de jovens de diferentes realidades sociais tem permitido um enriquecimento mútuo aos alunos. O melhor resultado do projeto, idealizado pelo professor Rodolfo Abi Daud, diretor do Ensino Médio, é a realização do sonho da vaga na universidade pública de todos os alunos que dele participam.

Mensalidades 2018

Bandeira

Mascote

Hino / Letra